Aposentadoria e educação

Aposentadoria e Educação

Aposentadoria

Você já parou para pensar em como será sua vida quando parar de trabalhar? A vida de aposentado parece estar longe de acontecer, mas é preciso pensar no futuro desde já para garantir que as finanças não atrapalhem o descanso merecido após anos de trabalho.

Nos dias atuais, a expectativa de vida da população aumenta e é comum viver mais de 20 anos após se aposentar. E, por mais que alguém adore o trabalho, não é possível manter o mesmo nível de renda e produtividade para o resto da vida. Para garantir o sustento nesta nova fase da vida, a renda passiva pode acontecer por meio de investimentos, pela Previdência Social ou pela Previdência Complementar (ou Privada).

Previdência Social

Hoje, o teto de recebimento do INSS é de R$ 5.189,82, mas segundo o IBGE, quase 90% das pessoas recebe o saldo mínimo que é de R$ 880.

Além de contribuir para o INSS como trabalhador, existem outras formas de estar atrelado à Previdência Pública, como empresário na retirada de percentual do pró-labore, como autônomo, trabalhador doméstico, contribuinte avulso, especial ou facultativo. No momento da aposentadoria, este contribuinte passa a ter direito a uma renda vitalícia, não tendo direito ao saldo acumulado como parcela única. Refletindo esta insuficiência do INSS, ao déficit da previdência social que já está em 124 bi de reais e a preocupação do trabalhador, outro modelo de previdência tem crescido de forma muito rápida, que é a Previdência Privada.

Previdência Privada

Na Previdência Complementar ou Privada, não existe teto de recebimento, pois os valores estão diretamente ligados às suas contribuições, às suas metas de renda ou valor total disponível.
Como ela não tem vínculo com o governo, não tem regras quanto à idade mínima ou tempo de contribuição para se aposentar.
Outro ponto interessante é que a pessoa tem acesso ao capital acumulado em sua totalidade. Ou seja, caso queira utilizar o dinheiro para comprar um imóvel, abrir uma empresa, ir morar fora, ou qualquer outro motivo, ela pode acessar o valor total. Além disso, se for acumulada uma reserva importante antes da idade prevista para aposentadoria, o dinheiro está liberado para a pessoa usufruir antecipadamente em forma de renda ou em sua totalidade.

Características como Proteção de Penhora, Criação de fundo de reserva e regulação Susep tornam os produtos de previdência cada dia mais interessantes. Livre escolha de beneficiários, valores não são inventariados, em alguns estados se aplica o ITCMD (imposto de transmissão causa morte ou doação), em outros a alíquota é zero. Aplicação feita em fundos com rentabilidades interessantes, sem taxa de performance e sem alavancagem.

Planejamento Educacional

Os custos de universidades ao redor do mundo variam muito, mas algo que tem em comum, é que crescem acima da inflação. Se programar para o pagamento da universidade dos filhos, é um dos pontos importantes para um planejamento completo.

Se considerarmos uma universidade nos Estados Unidos, o custo médio anual é de U$ 50,000. Se forem 4 anos de universidade, sem incluir os custos de hospedagem, alimentação e livros, já temos uma previsão de U$ 200 mil por filho.
Existem no mercado produtos direcionados para este objetivo, de juntar o capital necessário e caso o falecimento do responsável financeiro ocorra antes disto , ter esta despesa quitada por uma cobertura de Seguro de vida.

Fale conosco

Sua segurança financeira é nossa principal preocupação. Fale conosco, tire suas dúvidas, ou venha para tomar um café!

Escritório:

Rua do Rócio, 199 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo – SP – 04552-000

Open chat
1
Sua segurança financeira é nossa principal preocupação. Fale conosco!

Horários de atendimento: Seg-Sex - 09:00 às 18:00.